Tramita na Câmara projeto que institui o Enameb (Exame Nacional do Magistério da Educação Básica) para avaliar o desempenho de professores em escolas públicas e privadas.
O Enameb, de acordo com o texto, será desenvolvido em cooperação com os sistemas de ensino estaduais e municipais. A cada ano, apenas uma das categorias de docentes deve ser avaliada: os da educação infantil; os dos anos iniciais do ensino fundamental; os dos anos finais do ensino fundamental; os do ensino médio; e os da educação de jovens e adultos e da educação especial. Dessa forma, o ciclo de exames se completaria em cinco anos.
A inscrição e a participação no Enameb serão voluntárias e gratuitas. Além disso, os sistemas de ensino poderão utilizar os resultados do exame como parte da avaliação de desempenho do professor e também para progressão na carreira. O exame poderá servir ainda para traçar o perfil dos docentes e suas condições de trabalho.
* As informações são do UOL Educação.
Você concorda com a avaliação dos professores por meio de um exame nacional? Professor, você pretende fazer o Enameb, caso o projeto seja aprovado?
Minha opinião é que todos os serviços públicos sejam avaliados por instâncias externas pois esta é uma forma de evitar corporativismo e protecionismo interno. Mas isso é muito difícil de implantar pq os sindicatos, de maneira geral, são contrários a isso. No caso da educação é preciso que se avance e muito nos sistemas de avaliação externa não só de professores mas de supervisores, diretores e outros cargos.
ResponderExcluir