(http://forum.educacao.blog.uol.com.br/arch2010-04-04_2010-04-10.html#2010_04-05_12_42_57-8953204-0)
Na avaliação da educadora Guiomar Namo de Mello, esse diagnóstico se aplica também ao Brasil, com o agravante de que a formação docente aqui é ainda mais precária. "O manejo de sala de aula, a gestão do tempo, do espaço, o estabelecimento de vínculos com os alunos. Isso tudo exige competências das quais nossos professores hoje passam longe", diz Guiomar, ex-secretária municipal da Educação em São Paulo e ex-integrante do Conselho Nacional de Educação.
No Colégio Santa Maria, em São Paulo, a professora Lélia de Lucca concorda com a educadora. Ela desenvolveu uma técnica de trabalho com seus alunos de seis anos, em que cada criança recebe um desafio personalizado, e procura repassá-la aos novos colegas. "Os professores mais jovens chegam muito carentes desse tipo de prática em sala de aula. Neste sentido, dá certa saudade do antigo curso de magistério, em que havia muita ênfase na organização da turma e em técnicas de ensino."
*As informações são da Folha de S. Paulo.
Na sua opinião, quais são as carências na formação atual do professor?
Essa é a nossa causa
ResponderExcluirDe fato, realmente falta uma melhor qualificacao no que diz respeito a aspectos que envolvem o manejo de sala de aula. Mas acredito tambem, que nossos professores tambem carecem de uma formacao mais completa no que diga respeito tambem ao conteudo. Se se uma visao global do que se pretende repassaar, certamente, poderar ver a melhor formar de faze-lo.
ResponderExcluirP.S.: 1) Meu computador esta com o teclado desconfigurado, por isso a ausencia de algumas recursos graficos.