Como aluno e agora como professor-pesquisador tive/tenho alguma dificuldade em produzir textos, mas quem algum dia não teve dificuldade em produção textual? E hoje, em pleno século XXI, na era digital, quais são os desafios para a produção textual? Tenho percebido que estamos escrevendo muito mais do que em outras épocas, porque hoje em dia quem nunca escreveu um recado no Orkut, enviou um e-mail, entrou no MSN, pesquisou sobre um trabalho no Google etc. tudo isso só é realizado pela escrita.
Neste século a produção textual é cada vez mais necessária, apesar de a informática possibilitar outros meios que não os escritos para a comunicação, mas a escrita ainda é a forma de comunicação mais utilizada. Na maioria das vezes, as produções textuais na internet são informais e até codificadas (no caso do internetês), mas ainda assim são importantes meios de incentivo à escrita de textos e uma forma de comunicação “natural” na web.
Dessa forma, a internet coloca mais um desafio ou subsídio ao ensino de línguas. Desafio porque muitos professores não percebem a internet como favorável ao ensino ou por questões de acesso, já que muitos professores não têm, ainda, acesso a internet de qualidade. E vem a somar ao ensino porque “obriga” o individuo a escrever para se comunicar na web, ajudando assim na pratica da escrita.
Neste século a produção textual é cada vez mais necessária, apesar de a informática possibilitar outros meios que não os escritos para a comunicação, mas a escrita ainda é a forma de comunicação mais utilizada. Na maioria das vezes, as produções textuais na internet são informais e até codificadas (no caso do internetês), mas ainda assim são importantes meios de incentivo à escrita de textos e uma forma de comunicação “natural” na web.
Dessa forma, a internet coloca mais um desafio ou subsídio ao ensino de línguas. Desafio porque muitos professores não percebem a internet como favorável ao ensino ou por questões de acesso, já que muitos professores não têm, ainda, acesso a internet de qualidade. E vem a somar ao ensino porque “obriga” o individuo a escrever para se comunicar na web, ajudando assim na pratica da escrita.
Isso que você nos traz Bruno, é bem verdade. Com a internet e tudo que ela nos oferece, acabamos por escrever mais textos e, quanto mais fazemos isso, mais nos adequamos a este mundo que, a cada dia, toma mais de conta das nossas vidas e das nossas atividades cotidianas - faz-se mais presente e, portanto, indispensável no nosso dia a dia. No entanto, a maioria dos textos que compomos diariamente pela internet obedece a uma estrutura simples, sendo, portanto, de fácil elaboração.
ResponderExcluirComo professores, é importante ajudarmos nosso alunado a desenvolver também estruturas textuais mais complexas, mais estruturadas (também não sei essa é melhor palavra, rs)...
Dominar/saber lidar/usar o 'internetês' nos dias de hoje é importantíssimo, mas outros domínios sociais também exigem outras práticas de escrita; da mesma forma que exigem textos de mais difícil elaboração que um scrap ou um twit, por exemplo.
O ideial mesmo é sermos hábeis no sentido de sabermos transitar e interagir satisfatoriamente em diferentes práticas comunicativas.